quinta-feira, 16 de abril de 2015

XANTIPA E SÓCRATES


                                                Xantipa,Sócrates e os filhos

Xãntipe significa "cavalo loiro", do grego ξανθός "xanthos" (loiro) e ιππος "hippos" (cavalo). Ela é uma das muitas personalidades gregas com um nome relativo a cavalo (cf. Philippos: "amante de cavalo"; Hippocrates: "domador de cavalo" etc). O "hippos" em grego antigo refere-se a um nome de origem aristocrática.Xantipa era a mulher de Sócrates e possivelmente mãe dos três filhos, Lamprocles, Sophroniscus e Menexenus.
              Segundo  Aristóteles citado por Diogenes Laércio, Sophroniscus e Menexenus eram filhos da segunda esposa de Sócrates, Myrto, filha de Aristides, o Justo. Conforme alguns autores,há  mais estórias sobre ela do que realmente fatos verdadeiros.
                Sócrates teve duas esposas; segundo Aristóteles, citado por Diógenes Laércio, a primeira foi Xântipe e a segunda Myrto, filha de Aristides, o Justo. Sátiro e Jerônimo de Rodes, também citados por Diógenes Laércio, dizem que, pela falta de homens em Atenas, foi permitido a um ateniense casado ter filhos com outra mulher, e que Sócrates teria tido Xântipe e Myrto ao mesmo tempo.
                          Platão a descreve como sendo não mais que uma mulher devotada e mãe de família.Xenofonte, em Memorabilia, a retrata da mesma forma, embora demonstre que Lamprocles reclamasse de um temperamento muito forte que talvez se deva  ao foto de  que o mesmo era um adolescente.
                             Apenas em Xenófanes, no Symposium, que vemos Sócrates concordar que ela é "a pessoa mais difícil de se relacionar de todas as mulheres que existem" . No entanto, Sócrates acrescenta que ela a escolheu por causa do seu espírito argumentativo.
             "Mas acostumei-me a ela", dizia Sócrates,"como se acostuma ao rangido de uma velha bica. Você não liga para o grasnar dos gansos."
                Sócrates dizia que vivia com uma mulher desse temperamento da mesma forma que os cavaleiros gostam de cavalos fogosos e "do mesmo jeito que, quando conseguem domá-los, podem facilmente dominar o resto, também eu, na companhia de Xantipa, hei de aprender a adaptar-me ao resto da humanidade." (Diógenes Laércio)
            Sócrates certa vez teria dito:
             "De qualquer modo, case-se. Se você tiver uma boa mulher, será feliz. Se tiver uma mulher como a minha, será filósofo..."

                 Certa vez, ao voltar para casa, um pouco mais tarde do que de hábito, conta-se que, ainda distante, sua mulher, da janela, dizia-lhe desaforos e fazia reclamações, até que, ao passar o filósofo sob a janela, Xantipa atirou-lhe um jarro de água, ao que Sócrates pacientemente respondera: “Bem, é assim mesmo, depois da trovoada vem a chuva.
               Disse Sócrates (cujo sogro o advertira) que a escolhera porque se convivesse com ela poderia tolerar e entender qualquer pessoa no mundo.
                Escrevo isso porque penso que muitos conhecidos meus ainda vão nos surpreender com seus tratados filosóficos e também para recomendar o livro –Sócrates e Xantipa-Um crime em Atenas,do Gerald Messadié, uma ótima leitura .e se encontra na internet com preço acessível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário