sábado, 20 de julho de 2013

JAIME E OS DEZ MIL POETAS- Silveira Martins 19/07/2013

              

                         


      Segundo Octávio Paz:  “ A poesia pertence a todas as épocas: é a forma natural de expressão dos homens. Não há povos sem poesia, mas existem os que não têm prosa. Portanto, pode-se dizer que a prosa não é uma forma de expressão inerente à sociedade, ao passo que é inconcebível a existência de uma sociedade sem canções, mitos ou outras expressões poéticas. A poesia ignora o progresso ou a evolução, e suas origens e seu fim se confundem com os da linguagem. “Assim vejo essa obra que representa uma recolha dos poemas de Carlos Omar Vilela Gomes em seu andar pelos festivais, pelos encontros de arte, pelas noites, pelas mesas dos bares, pela vida .
           Reuniu o poeta uma ponchada de versos que contam a história de um tipo social em seu momento histórico/sociológico, traz à tona um mito que teima em não morrer e, fundamentalmente nos traz o canto da aldeia com linguagem renovada, universal, dentro da mais autêntica e original concepção Tolstoiana.
   Carlos Omar não canta o gaúcho como o fez Jaime na sua majestosa e única forma olhando para si mesmo e para os seus, pois eram eles os gaúchos na sua expressão mais autêntica .Por outro lado o gaúcho de Carlos  Omar é o mesmo de Jaime, visto de outro ângulo, com outra roupagem, um olhar da janela do escritório para o campo, nostálgico, projetado, projetando. Não há aqui mudança de objeto de estudo do poeta, há sim uma descrição nova, um novo olhar, novas cores, fruto do ângulo de mirada , da vivência, do conhecimento de mundo que vem pesando a mala de garupa do cantor de Uruguaiana.
     Jaime e os Dez Mil Poetas concede a Carlos Omar Vilela Gomes um lugar de destaque na Confraria onde brilham Vargas Netto, Ascasubi, Del Campo,Jaime Caetano Braun, José Hilário Ayala Rettamozzo, Hernandez, Aparício da Silva Rillo, Antonio Augusto Ferreira,Hidalgo, Colmar Duarte e outros vates que se notabilizaram cantando a Aldeia Grande do gauchismo sul-americano.

                                                               Moisés Silveira de Menezes

                                                      Poeta-Licenciado em Letras Port/Esp                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário