Em 1626 quando explorava o pais do Tape,conforme
Leal(1996),o padre Roque Gonzales de Santa Cruz,da Companhia de Jesus,saindo do
Yapeju - redução missioneira na junção Uruguai/Ibicui - navegou pelo rio Ibicui
e, nas proximidades da barra do rio Toropi,encontrou a aldeia guarani do
Itaiaceco que tinha como líder principal um índio de nome Guaimica.Roque
Gonzales tentou converter essa aldeia ao cristianismo, no entanto foi rebatido
verbalmente por Guaimica que, segundo Lessa, (1984) em Itaiaceco era o dono da
palavra, pois os guaranis decidiam tudo em assembléia e assim era muito
valorizado quem se destacava pelo dom da palavra,pela argumentação, pela
capacidade de expressão, o kayua, que, aliado ao comportamento e liderança em
combate, normalmente levava um índio ao cargo de Tuxaua (cacique) de uma
comunidade guarani .
Em 1632, os padres Pedro
Romero, Manuel Bertot, Luis Ernot, Pablo de Benavides e Cristobal de Mendoza,
após fundarem São Tome as margens do rio Jaguari, teriam rumado 80 km para leste onde
encontraram a aldeia de Itaiacecó, a qual sabiam da existência pelos relatos do
padre Roque (morto em 1628 a
mando de Nheçú).Ainda se destacava a liderança verbal de Guaimica na aldeia
que, ao contrario da vez anterior, concordou com os padres na fundação de uma
redução jesuítica que foi erguida em invocação a São Miguel Arcanjo.
Del Techo (1897) informa El
padre Romero y sus companeros fueran acogidos favorablemente por el cacique
Guaimica y otros amigos de este,quienes
los llevaron a una iglesia que habian construído. Esta citação nos leva a crer
que já havia uma igreja na aldeia do Itaiacecó
(Del Techo não cita esse nome) e aí foi erigida a primeira redução de
São Miguel em terras provavelmente pertencentes ao município de São Pedro do
Sul.
Sobre esse assunto, Beltrão
(1976) informa- O jesuíta Roque Gonzales de Santa Cruz, em 1626, subiu o rio
Ibicuí a fim de reconhecer a região e escolher locais para o estabelecimento de
reduções, nas quais seriam aldeados os índios Tapes. Parece ter chegado ate a
confluência dos rios Toropi e Ibicuí, nas proximidades do atual Passo do César.
A redução de São Miguel, fundada em 1632, parece ter sido localizada entre o
cerro de São Miguel e o rio Toropi ,em território do atual município da
Mata e a de São José no atual município
de São Vicente do Sul. Entretanto, as descobertas de urnas funerárias guaranis,pedras
de boleadeira, pedaços de cerâmica e os escritos da Pedra Grande nos autorizam
a dizer que houve, no mínimo, uma redução em território São-Pedrense
e tudo leva a crer que seja São Miguel, pois os 80 km a leste do rio Jaguari
também coincidem com as imediações da confluência dos rios Toropi-Ibicuí.
Com o correr do tempo, Guaimica
vinha comprovando, a par da eloquência tão admirada pelo índios, qualidades que
o tornaram digno de ser escolhido o primeiro Tuxaua(cacique)de São Miguel. Em 1635, quando soube da morte do Padre
Cristóbal de Mendoza pelos índios Ibiraiaras, viu, segundo Lessa (1984) chegada
a hora de por a prova o seu mando enfrentando o temidos moradores da serra.
- De San Miguel baixou logo, sob o
mando do capitão do povo, um forte destacamento de índios que, ao som de guerra,
se propunha a arriscada empresa. De outras reduções também acorreram guerreiros
a Jesus Maria, escolhido para ponto de concentração do exercito cristão e, em
poucos dias, uma forca de mais de 1.600 catecúmenos ali se reunia. Aurélio
Porto ( s/d) assim descreve Dentre os presos estava o feiticeiro Taiubai, autor
da morte do padre, capturado pelo cacique principal de São Miguel, Guaimica,
que, levando-o ao lugar em que o tirano havia maltratado e morto o santo
mártir, ali o prostrou a golpes de manacá.
Após a devastação do Guairá pelos
bandeirantes que iniciaram, a seguir, um processo de hostilidades as reduções
da região do Itatin (noroeste de Assunción), os jesuítas fundaram outros
aldeamentos na região do Tape(RS), tendo como base as informações de Roque
Gonzales que havia fundado, em 1622, Candelária do Ibicuí, além de haver
empreendido muitas viagens de reconhecimento da região, interrompidas com sua
morte, em 1628, a
mando do Xamá NHEÇÚ. Sobre esse avanço da Companhia de Jesus em território do
Rio Grande do Sul. ABOU(1995) assim relata.. Ãl disiparse la desconfianza de
los índios y manifestarse las ventajas
que representaba vivir en Reducion, los pueblos se multiplican rapidamente.
Entre 1631 y 1935 nacen doce Reducciones? San Carlos de Caapi (Borromeo)
(1631), Santo Tome (1632), San Miguel (1632), Santa Teresa (1632), San José de
Toropi (1633), Jesus Maria (1633), Santa Ana (1633), La Natividad (1633), San
Cosme e Damian (1633), Visitacion (1633), San Cristobal (1634), Y San Joaquin
(1633).
Em 1637, os bandeirantes atacaram em
sucessivas hordas as reduções do Tape. Ao saber da destruição de Santa Tereza,
Jesus Maria, San Joaquin e San Cristóbal, Guaimica tentou prestar ajuda a
resistência. No entanto, foi dissuadido pelo padres que o convenceram a partir
para o outro lado do rio Uruguai e assim velhos, mulheres, crianças, com seus
pertences abandonaram Itaiacecó rumando ate Concepción, onde reacenderam as
fogueiras de seus clãs.
O experimentado Tuxaua reergueu os
ranchos e galpões de seu povo, e logo San Miguel já era o mais importante
bairro de Concepción. Quis o destino, no entanto, que um tufão devastasse em
1642, as edificações miguelistas e ai, a tenacidade, a garra e o espirito
inquebrantável dos guaranis constróem outra redução, agora independente de
Concepción, no rumo de Mártires, sempre
sob a invocação de São Miguel Arcanjo.
A partir dessa época, não
encontramos mais referencias a Guaimica. O povo de San Miguel volta ao Rio
Grande do Sul em 1687, ocupando o lugar das atuais ruínas e também nesse
retorno nada encontramos sobre o seu destino, no entanto ficamos com a
conclusão sobejamente comprovada de que foi um grande líder, um condutor de
homens, guerreiro justo e conhecedor singular da sabedoria do uso do Kayuá
(palavra). Não temos ainda prova definitiva, mas o que alinhamos nesse trabalho
nos autoriza afirmar que foi Guaimica provavelmente o primeiro grande líder
surgido em território de São Pedro do Sul.
Referências
bibliográficas
ABOU, Selim. La Republica Jesuítica de los Guaranis(1609-1768). Manrique Zago. 1995.
Buenos Aires
BELTRAO, Romeo. Álbum Ilustrado – São Pedro do Sul - 50 Anos.
1976
DEL TECHO, Nicolas.
Historia de la Provincia del Paraguai
de la Compania
de Jesus.
1897.
Madrid
LEAL, José Cândido
Rodrigues. São Pedro do Sul, Antigo –
Registros Históricos (1926-1965). Infograph – 1996 – Santa Maria
LESSA, Luiz Carlos
Barbosa. São Miguel da Humanidade .Samrig-AGE.
1984. Porto Alegre.
PORTO, Aurélio .Historia da Missões Orientais do Uruguai (
2vol.) Selbach. Porto Alegre. s/d)
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