terça-feira, 4 de dezembro de 2012

GUAIMICA


                                                                


                                                           

              Em  1626 quando explorava o pais do Tape,conforme Leal(1996),o padre Roque Gonzales de Santa Cruz,da Companhia de Jesus,saindo do Yapeju - redução missioneira na junção Uruguai/Ibicui - navegou pelo rio Ibicui e, nas proximidades da barra do rio Toropi,encontrou a aldeia guarani do Itaiaceco que tinha como líder principal um índio de nome Guaimica.Roque Gonzales tentou converter essa aldeia ao cristianismo, no entanto foi rebatido verbalmente por Guaimica que, segundo Lessa, (1984) em Itaiaceco era o dono da palavra, pois os guaranis decidiam tudo em assembléia e assim era muito valorizado quem se destacava pelo dom da palavra,pela argumentação, pela capacidade de expressão, o kayua, que, aliado ao comportamento e liderança em combate, normalmente levava um índio ao cargo de Tuxaua (cacique) de uma comunidade guarani .
                Em 1632, os padres Pedro Romero, Manuel Bertot, Luis Ernot, Pablo de Benavides e Cristobal de Mendoza, após fundarem São Tome as margens do rio Jaguari, teriam rumado 80 km para leste onde encontraram a aldeia de Itaiacecó, a qual sabiam da existência pelos relatos do padre Roque (morto em 1628 a mando de Nheçú).Ainda se destacava a liderança verbal de Guaimica na aldeia que, ao contrario da vez anterior, concordou com os padres na fundação de uma redução jesuítica que foi erguida em invocação a São Miguel Arcanjo.
                 Del Techo (1897) informa El padre Romero y sus companeros fueran acogidos favorablemente por el cacique Guaimica  y otros amigos de este,quienes los llevaron a una iglesia que habian construído. Esta citação nos leva a crer que já havia uma igreja na aldeia do Itaiacecó  (Del Techo não cita esse nome) e aí foi erigida a primeira redução de São Miguel em terras provavelmente pertencentes ao município de São Pedro do Sul.
                Sobre esse assunto, Beltrão (1976) informa- O jesuíta Roque Gonzales de Santa Cruz, em 1626, subiu o rio Ibicuí a fim de reconhecer a região e escolher locais para o estabelecimento de reduções, nas quais seriam aldeados os índios Tapes. Parece ter chegado ate a confluência dos rios Toropi e Ibicuí, nas proximidades do atual Passo do César. A redução de São Miguel, fundada em 1632, parece ter sido localizada entre o cerro de São Miguel e o rio Toropi ,em território do atual município da Mata  e a de São José no atual município de São Vicente do Sul. Entretanto, as descobertas de urnas funerárias guaranis,pedras de boleadeira, pedaços de cerâmica e os escritos da Pedra Grande nos autorizam a dizer que houve, no mínimo, uma redução em território São-Pedrense e tudo leva a crer que seja São Miguel, pois os 80 km a leste do rio Jaguari também coincidem com as imediações da confluência dos rios Toropi-Ibicuí.
            Com o correr do tempo, Guaimica vinha comprovando, a par da eloquência tão admirada pelo índios, qualidades que o tornaram digno de ser escolhido o primeiro Tuxaua(cacique)de São Miguel.  Em 1635, quando soube da morte do Padre Cristóbal de Mendoza pelos índios Ibiraiaras, viu, segundo Lessa (1984) chegada a hora de por a prova o seu mando enfrentando o temidos moradores da serra.
            - De San Miguel baixou logo, sob o mando do capitão do povo, um forte destacamento de índios que, ao som de guerra, se propunha a arriscada empresa. De outras reduções também acorreram guerreiros a Jesus Maria, escolhido para ponto de concentração do exercito cristão e, em poucos dias, uma forca de mais de 1.600 catecúmenos ali se reunia. Aurélio Porto ( s/d) assim descreve Dentre os presos estava o feiticeiro Taiubai, autor da morte do padre, capturado pelo cacique principal de São Miguel, Guaimica, que, levando-o ao lugar em que o tirano havia maltratado e morto o santo mártir, ali o prostrou a golpes de manacá.
            Após a devastação do Guairá pelos bandeirantes que iniciaram, a seguir, um processo de hostilidades as reduções da região do Itatin (noroeste de Assunción), os jesuítas fundaram outros aldeamentos na região do Tape(RS), tendo como base as informações de Roque Gonzales que havia fundado, em 1622, Candelária do Ibicuí, além de haver empreendido muitas viagens de reconhecimento da região, interrompidas com sua morte, em 1628, a mando do Xamá NHEÇÚ. Sobre esse avanço da Companhia de Jesus em território do Rio Grande do Sul. ABOU(1995) assim relata.. Ãl disiparse la desconfianza de los índios y manifestarse  las ventajas que representaba vivir en Reducion, los pueblos se multiplican rapidamente. Entre 1631 y 1935 nacen doce Reducciones? San Carlos de Caapi (Borromeo) (1631), Santo Tome (1632), San Miguel (1632), Santa Teresa (1632), San José de Toropi (1633), Jesus Maria (1633), Santa Ana (1633), La Natividad (1633), San Cosme e Damian (1633), Visitacion (1633), San Cristobal (1634), Y San Joaquin (1633).
            Em 1637, os bandeirantes atacaram em sucessivas hordas as reduções do Tape. Ao saber da destruição de Santa Tereza, Jesus Maria, San Joaquin e San Cristóbal, Guaimica tentou prestar ajuda a resistência. No entanto, foi dissuadido pelo padres que o convenceram a partir para o outro lado do rio Uruguai e assim velhos, mulheres, crianças, com seus pertences abandonaram Itaiacecó rumando ate Concepción, onde reacenderam as fogueiras de seus clãs.
            O experimentado Tuxaua reergueu os ranchos e galpões de seu povo, e logo San Miguel já era o mais importante bairro de Concepción. Quis o destino, no entanto, que um tufão devastasse em 1642, as edificações miguelistas e ai, a tenacidade, a garra e o espirito inquebrantável dos guaranis constróem outra redução, agora independente de Concepción, no rumo de Mártires, sempre  sob a invocação de São Miguel Arcanjo.
            A partir dessa época, não encontramos mais referencias a Guaimica. O povo de San Miguel volta ao Rio Grande do Sul em 1687, ocupando o lugar das atuais ruínas e também nesse retorno nada encontramos sobre o seu destino, no entanto ficamos com a conclusão sobejamente comprovada de que foi um grande líder, um condutor de homens, guerreiro justo e conhecedor singular da sabedoria do uso do Kayuá (palavra). Não temos ainda prova definitiva, mas o que alinhamos nesse trabalho nos autoriza afirmar que foi Guaimica provavelmente o primeiro grande líder surgido em território de São Pedro do Sul.




                                                            Moisés Silveira de Menezes

Referências bibliográficas

ABOU, Selim. La Republica Jesuítica de los Guaranis(1609-1768). Manrique Zago. 1995.
         Buenos Aires
BELTRAO, Romeo. Álbum Ilustrado – São Pedro do Sul - 50 Anos. 1976
DEL TECHO, Nicolas. Historia de la Provincia del Paraguai de la Compania de Jesus.
       1897. Madrid
LEAL, José Cândido Rodrigues. São Pedro do Sul, Antigo – Registros Históricos (1926-1965). Infograph – 1996 – Santa Maria
LESSA, Luiz Carlos Barbosa. São Miguel da Humanidade .Samrig-AGE. 1984. Porto Alegre.
PORTO, Aurélio .Historia da Missões Orientais do Uruguai ( 2vol.) Selbach. Porto Alegre. s/d) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário