quarta-feira, 1 de agosto de 2012

QUARTA-FEIRA, 1 DE AGOSTO DE 2012 PARA OS INTELECTOS DO TRADICIONALISMO VELHO NÃO TEM VEZ


QUARTA-FEIRA, 1 DE AGOSTO DE 2012

PARA OS INTELECTOS DO TRADICIONALISMO

VELHO NÃO TEM VEZ
Eu já tinha prometido a mim mesmo, diante do espelho da cacimba de meu rancho, largar o M.T.G. de mão apesar da grande admiração que tenho pelo trabalho de homens como Ciro Dutra Ferreira, Honésimo Carneiro Duarte, Jarbas Lima, Rodi Borghetti, Barbosa Lessa, Hugo Ramirez e tantos outros que labutaram por esta entidade que estruturou o tradicionalismo de uma forma organizada, embora esta vontade de criar uma identidade própria para o gaúcho rio-grandense tenha se desvirtuado, nos tempos atuais.  

Mas lhes conto: é brabo olhar as barbaridades que acontecem nesta confraria representativa de uma boa parcela de gaúchos.

O que é a tradição? Na minha humilde convicção, tradição é o repasse que vem dos pais para os filhos, dos avós para os netos, do irmão mais velho para o mano mais novo, ou seja, uma transmissão de conhecimentos, de bons costumes, a partir do próprio lar. 

Em qualquer sociedade que perpetua sua tradição os mais velhos são a fonte, a vertente, o manancial.

Por isto, em qualquer cultura civilizada os anciões são tidos como sábios, angariando respeito e admiração dos mais novos. 

Em toda a sociedade, não! No ventre do M.T.G. não há comunhão deste pensamento de valorização aos ancestrais.

Bombeando o Blog do Rogério Bastos (muito bom, por sinal) me deparei com uma aberração que me fez estarrecer.

Numa postagem sobre as propostas aprovadas e rejeitadas na última convenção de Guaporé, existe uma em que o Patrão do Grupo Candeeiro FAN, de São Leopoldo, solicita o reconhecimento dos convencionais, para a categoria veteranos (Chinoca e Xiru) incluindo-as em todas as atividades do Movimento, ou seja, quer autorização para que pessoas de mais idade tenham condições de participação.

Resultado da votação: Rejeitada a proposta.

Em seguida, vem mais duas propostas (já debatidas aqui no blog) que são: a) alterar o uso correto do português e b) retirada do item Beleza. 

Resultado da votação: Aprovadas as Propostas (a segunda por unanimidade).   

Meu Deus do Céu: ME INTERNEM

Para levar seus filhos, ensinar-lhes sobre tradição, mostrar rumos, teimar em seguir nesta senha de gauchismo, de CTGs falidos, de guerras de vaidades, de regramentos e normatizações, os pais são bons. Agora, para integrar-se ao Movimento eles estão passados? Como diria o Bóris Casoy: - ISTO É UMA VERGONHA!  

Vejam as três Proposições na íntegra:       

PROPOSIÇÃO Nº 07 – CATEGORIA VETERANA ESTADUAL

AUTOR: Cireneu Pierezan, Patrão do Grupo Candeeiro FAN, de São Leopoldo.

RESUMO: Reconhecer, a nível estadual, a categoria veterana, nas modalidades prenda e peão (Chinoca e Xiru), e incluí-la em todas as atividades, dando-lhe condição de participação, como por exemplo na Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões.

JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Os veteranos reconhecidamente são as pessoas pelas quais nos embasamos e nos espelhamos para atuar no movimento tradicionalista gaúcho. São eles detentores de experiência suficiente para nos auxiliar no engrandecimento de nossa cultura. Além disto, esta categoria, em várias regiões, já vem ao longo dos anos fazendo parte dos concursos regionais, trazendo retorno significativo para o trabalho cultural regional. Na CBTG esta categoria já é reconhecida e, portanto, nada mais justo do que expandir para o MTG-RS.

VOTAÇÃO: Rejeitada a proposta.


PROPOSIÇÃO Nº 08A – ART. 30 DA CIRANDA DE PRENDAS – ALTERAÇÃO NOS ITENS

AUTOR: José Roberto Fischborn, Coordenador da 22ª Região.

RESUMO: Na letra b) Avaliação da Comunicação oral, o autor propõe para as três categorias (Mirim, Juvenil e Adulta) alterar o item Uso correto do português (ausência de gírias e tiques), sugerindo DESENVOLTURA NA FALA (ausência de gírias e tiques).

JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Entendemos que para avaliarmos o uso correto do português necessitaremos de pessoas capacitadas, bem como, dependendo da escolaridade da menina, ela ainda estará em idade de formação de estrutura de fala.

VOTAÇÃO: Aprovada a proposta.


PROPOSIÇÃO Nº 08B – ART. 30 DA CIRANDA DE PRENDAS – ALTERAÇÃO NOS ITENS

AUTOR: José Roberto Fischborn, Coordenador da 22ª Região.

RESUMO: Na letra d) Caracteres Pessoais, o autor propõe para as três categorias (Mirim, Juvenil e Adulta) a retirada do item Beleza e incluindo com a mesma pontuação, comunicação com os avaliadores. Em conseqüência, alterando a letra “a” do “§” 1º do artigo 27 do Regulamento.

JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Entendemos que não existe um padrão para avaliação. Como avaliarmos qual prenda é mais bela? Como avaliarmos se a prenda A é mais bela que a prenda B ou vice-versa? Entendemos ainda que beleza é um item muito pessoal e pode ser interpretado como discriminação.

VOTAÇÃO: O autor retirou a sugestão de inclusão com a mesma nota, do item comunicação com os avaliadores. Aprovado por unanimidade o parecer da Relatora, aprovada a proposta.
(copiado na íntegra do blog do poeta Léo Ribeiro de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário