quarta-feira, 2 de julho de 2014

5ª TERTÚLIA MAÇÔNICA


A ordem maçônica tem participação ativa nos segmentos sociais e profissionais. Nesse contexto surgiu em Porto Alegre, o Piquete Tradicionalista Fraternidade Gaúcha, composto em sua maioria por membros do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS), e hoje contempla membros da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS) e do Grande Oriente do Brasil – RS (GOB-RS).
O Fraternidade Gaúcha, assim como o Mala de Garupa, sendo este último da Grande Loja, são entidades voltadas para a divulgação das tradições gaúchas, que têm como princípio o culto aos usos e costumes do povo gaúcho. Dentre as atividades do Piquete Fraternidade Gaúcha, está a realização da Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula. Esse evento é um dos três festivais do gênero no Estado. Os outros ocorrem em Osório e Caxias do Sul.
A proposta inicial do Festival era aproximar a família maçônica do culto aos costumes Rio-grandenses através da arte poética. Em razão do sucesso apresentado pela Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, a partir de sua terceira edição o evento foi aberto ao público em geral, incluindo a participação de poetas, músicos e declamadores não maçons. 
A Comissão de Triagem da 5ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula composta por integrantes da Estância da Poesia Crioula, após duas reuniões e análise de 236 poemas inscritos, selecionou 12 (relacionados abaixo) que se apresentarão no dia 30 de agosto no Teatro Dante Baroni da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Desnecessário é ressaltar o grau de dificuldade enfrentado por esta Comissão devido, principalmente, a qualidade dos concorrentes. Com os poemas que ficaram ausentes desta escolha daria para se realizar mais dois ou três festivais da mais alta envergadura. Isto só denota o alto nível poético de nossa querência gaúcha.      

5ª TERTÚLIA MAÇÔNICA DA POESIA CRIOULA
Poemas Classificados(na ordem de apresentação)

CATEGORIA CONCORRENTE MAÇOM
1- UM TRIBUTO A XIRUZINHOAutor: José Estivalet Loja: Adayr Paulo Modena 245 (Porto Alegre)
2 – DAS LEMBRANÇAS QUE TRAGOAutor: Elomar Luiz ParizottoLoja: Liberdade e Progresso (Soledade)
3 – ENIGMA DOS CERROSAutor: José Carlos Andrade PereiraLoja: Fraternidade Universal Nº 70 (Curitiba)
4 – NO PRINCÍPIO... ESPADA E VERBOAutor: Moisés Silveira de MenezesLoja: Remanso (São Pedro do Sul)
5 – UM PEÃO DE OUTRO ORIENTEAutor: Luis Lopes de SouzaLoja: Cavaleiros da Arte Real Nº 3885 (Passo Fundo)
6 – AS TRÊS COLUNASAutor: Rodrigo BauerLoja: Cel. Aparício Mariense da Silva (São Borja)

CATEGORIA CONCORRENTE NÃO MAÇOM

1 – ME ARRENEGUEIAutor: Caine Teixeira Garcia(Bagé)
2 – CERRAÇÃOAutor: Carlos Omar Villela Gomes(Uruguaiana)
3 – MILONGA DEL APARTAOAutores: Cristiano Medeiros e Adriano Medeiros (Lages/SC)
4 – UM DIA DESSES....Autores: Anderson Fonseca, Paulo Ricardo Costa e Ari Pinheiro(Encruzilhada do Sul – São Francisco de Assis - Jaguari)
5- A PALAVRAAutor: Cristiano Ferreira Pereira(Santana do Livramento)
6 – O ÚLTIMO RETIRANTEAutor: Adão Quevedo(São Lourenço do Sul)

Comissão Avaliadora:

Alberto Sales, Rodrigo Borges Bueno, Rodrigo Canani Medeiros, Carlos Homrich e Getúlio Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário